terça-feira, 18 de maio de 2010

Origem das notas musicais

 Ut queant laxis              Para que possam
 REsonare fibris              ressoar as maravilhas
 MIra gestorum              de teus feitos
 FAmuli tuorum              Com largos cantos
 SOLve polluti                apaga os erros
 LAbii reatum                 Dos lábios manchados
 Sancte Ioannes.            Ó São João.



O hino o qual deu início a esta seção, escrito pelo monge Guido d'Arezzo (995 - 1050), é o responsável pelo surgimento dos nomes das notas musicais dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, as quais hoje se tem conhecimento. D’Arezzo nomeou as notas conforme as sílabas emdestaque, como se pode ver no hino a São João Batista. Pode-se notar que a primeirasílaba, “Ut”, não se assemelha a nenhuma das notas musicais citadas anteriormente.
Porém, esta é a equivalente a nota “Dó”. Não se sabe muito bem o motivo de se batizar a primeira nota de Dó. Existem, porém, historiadores que definem a hipótese desta nota ter sido rebatizada em homenagem a Giovanni Baptista Doni (devido à primeira sílaba de seu sobrenome), por ter proposto dó, em vez de Ut, para melhor soar o hino a São João Batista.
Entretanto, as notas musicais ainda recebem algumas variações. A cada uma pode ser acrescentado o símbolo “b” (bemol) ou “#” (sustenido), tendo como resultado uma diminuição ou aumento de tonalidade (freqüência), respectivamente. Desse modo, em vez de uma escala de apenas sete notas, dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, pode-se ter a escala:

dó, dó#, réb, ré, ré#, mib, mi, mi#, fáb, fá, fá#, solb, sol, sol#, láb, lá, lá#, sib, si, si#, dób,

chamada escala natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário