sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Orquestra Jazz Sinfônica

A Orquestra Jazz Sinfônica foi criada em abril de 1990 com o objetivo de dar um tratamento sinfônico à música popular, principalmente a brasileira. Desde então vem se destacando brilhantemente por sua originalidade e versatilidade, além da capacidade de encantar as mais variadas platéias com seu alto nível musical.
Seus 85 integrantes - que compõem no palco a perfeita junção entre uma orquestra clássica e uma big-band popular - são cuidadosamente escolhidos entre a elite musical paulista. Seus músicos alcançaram sólida reputação como solistas ou integrantes de grupos de destaque, tanto na música popular como na erudita.
À frente da Orquestra Jazz Sinfônica está o Maestro Cyro Pereira, compositor e arranjador consagrado. Ao criar uma linguagem autenticamente brasileira de orquestração e arranjo, seu trabalho estabelece as bases artísticas para as próximas gerações.
Por nove anos, a Orquestra Jazz Sinfônica contou com a regência e direção do Maestro Nelson Ayres, que, com seu grande talento criador, compôs dezenas de arranjos que hoje enriquecem o repertório da Orquestra.
Várias celebridades do cenário artístico dividiram seu brilho com a Orquestra Jazz Sinfônica: Milton Nascimento, Caetano Veloso, Edu Lobo, Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Zizi Possi, Leila Pinheiro, Ivan Lins, Dori Caymmi são alguns deles. Também recebeu convidados internacionais, como o grupo inglês Deep Purple, o austríaco Joe Zawinul - criador do grupo Weather Report -, o quarteto de cordas americano Turtle Island String Quartet, o virtuoso do trompete Arturo Sandoval e outros. Entre os compositores convidados pela orquestra para escrever obras originais para sua formação estão Alexandre Mihanovich, Laércio de Freitas, Ruriá Duprá, Nailor de Azevedo (Proveta), Moacir Santos, Edmundo Villani Côrtes e Roberto Sion.
A Orquestra Jazz Sinfônica conta ainda com Marcelo Jaffé como Diretor Artístico e com o Maestro João Maurício Galindo como Regente Adjunto.
Um dos corpos estáveis da Universidade Livre de Música, ligada à Secretaria de Estado da Cultura, a Orquestra Jazz Sinfônica desempenha um papel fundamental resgatando a tradição das grandes orquestras de rádio e dos primórdios da televisão brasileira.
O Maestro Cyro Pereira
Cyro Pereira é um dos nomes mais importantes da História da Música Instrumental Brasileira. Iniciando-se na carreira em 1947, ano em que escreveu seu primeiro arranjo orquestral, Cyro teve participação ativa nos grandes festivais da TV Record como Diretor de Orquestra . Nessa emissora, em que atuou por 24 anos, esteve à frente de programas como "O Fino da Bossa",com Elis Regina e Jair Rodrigues. Cyro é reconhecido e admirado por diferentes gerações de músicos, desde novos compositores, que reconhecem seu estilo único de escrita para orquestra, a instrumentistas, que o acompanham na sua jornada musical.
Recebeu diversos prêmios como compositor e arranjador, entre eles: "Troféu Roquete Pinto" (1957 e 1967), "Melhor Compositor do Ano" pelo Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo (1962), prêmio da Academia Brasileira de Música por seu concerto em Ré Maior sobre temas de Ernesto Nazareth (1964) e prêmios como regente e arranjador no Festival Onda Nueva em Caracas, Venezuela (1972).
Em suas obras de caráter erudito, teve seu Quarteto de Cordas estreado pelo Quarteto Municipal de São Paulo em 1973, e seu Concertino para Zimbo Trio e Orquestra estreado pela Orquestra do Teatro Colón de Buenos Aires, sob a regência do Maestro Simon Blech. É entretanto mais conhecido na área popular por sua parceria com Mário Albanese na criação de Jequibau, estilo musical e composição de mesmo nome, que teve dezenas de gravações no mundo inteiro.
Responsável pela formação da Orquestra Jazz Sinfônica em 1990 e seu maestro titular desde então, continua fazendo o que mais gosta: a "MPB de smoking", como ele próprio define a vestimenta sofisticada e sinfônica com a qual ele "veste" a nossa música popular.
Cyro Pereira definiu assim o que a música representa para ele: "Só vivi de música, a música me ensinou tudo na vida".
Mais informações sobre a Orquestra no endereço: www.orquestrajazzsinfonica.com.br