sábado, 5 de setembro de 2009

Intrumento Musical mais antigo do mundo!

Uma equipe liderada pelo arqueólogo Nicholas Conard, da Universidade de Tübingen (Alemanha), montou a flauta de 35 mil anos feita de osso de abutre, encontrada na caverna de Hohle Fels, no sul da Alemanha.

Dá para escutar o som dessa flauta AQUI:

Saiba mais aqui: Reportagem
Fontes: Revista Nature, revista Cience News

Rico Royal - Modelos de Palhetas

Neste tópico vamos comentar sobre marcas e modelos de palhetas.

Rico Comum (caixa laranja)
Uma palheta mais barata, mas parece que sem muito controle de qualidade, suas fibras são espalhadas o que faz com que a palheta empene e tenha um som um pouco abafado. Voltada para o estudante que ainda não sente ainda não tem muita exigência na qualidade do som. Sempre obtive pouca vida útil com elas.


Rico Royal (caixa azul)
Uma palheta de qualidade com preço baixo. A palheta possui o “corte francês” que dá mais flexibilidade para os graves, e maior limpeza de som. Suas fibras são um pouco espalhadas, não resulta um som muito concentrado. Serve para qualquer estilo de música. Usei quando era estudante e não conhecia a Vandoren.

Rico Select Jazz
Essas palhetas são mais selecionadas, e feitas para tocar jazz. O “coração” é bem definido e as laterais têm uma raspagem mais longa. Isso produz um som mais claro e a projeção é maior. A versão FILED é a que apresenta o “corte francês” e a UNFILED, não. A sua numeração possui subdivisões com S, M, H (suave, médio e duro). É uma palheta mais bem acabada, usei por muito tempo no alto e no tenor.



Platicover
É a “palheta preta”: como o nome diz é uma palheta coberta por uma camada de tinta plástica que ajuda a aumentar a vida útil da palheta, porque ela resista melhor às mudanças de umidade. Contudo a sua sonoridade não é a mais rica e é um pouco média e abafada. É indicada para músicos que tocam nas ruas, bandas marciais e coretos. Alguns jazzistas a usam justamente pela sua qualidade “percussiva”: a famosa articulação “plop” ou “slap”. Usei para algumas gravações com sax barítono, justamente por essa qualidade mais “explosiva”.

Palhetas Ric
o Frederick L. Hemke
Uma palheta produzida especialmente para a música erudita. Possui o “corte francês” para maior flexibilidade. Também é um palheta leve, para quem já tem mais controle do instrumento e da emissão de ar. Se for experimentar compre ½ ponto acima do número que está acostumado. Sempre tive pouquíssima vida útil com essa palheta.


Rico Reserve
É feita com a parte mais baixa da cana, onde o material tem mais densidade. Diz que é uma palheta “dura”, com qualidade muito superior, dura mais e projeta mais o som.

Rico La Voz
É uma palheta que tem um bom grave e versatilidade, mas com fibras espalhadas como a Rico comum. Sua numeração é diferente e corresponde aos números seguintes: S= 2; MS= 2,5; M= 3; MH= 3,5 e H= 4,75. Usei durante um bom tempo para o sax alto, nem todas as palhetas da caixa eram boas.

A Rico tem um site bacana com videos e informações: http://www.ricoreeds.com/